quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

GUERRA DOS SETE ANOS em ALCAFOZES 17 DE AGOSTO 1762

 A 17 de Agosto de 1672, a Beira Baixa encontrava-se a ferro e fogo devido à segunda tentativa dos espanhóis invadirem Portugal no decorrer da Guerra dos Sete Anos. Nesta data, o exército inimigo em retirarada depois de ocupar Castelo Branco, viu-se atacado na zona de Alcafozes, tanto pela tropa portuguesa, como pelos aldeões que se organizaram em pequenos grupos paa atacar em forma de guerrilha as formações do invasor. Travaram-se recontros sangrentos e sem piedade e os alcafozenses, como os nativos de outras aldeias da regiáo, queimavam os plantações e  searas para não satisfarem a fome de que sofria o inimigo. Nesta segunda invasão espanhola durante a Guerra dos Sete Anos, as urbes de Almeida, Castelo Bom e Castelo Branco foram perdidas pelos portugueses. 

Em resposta, formou-se um exército anglo-português, com cerca 14 a 15 000 homens, sob o comando do Conde de Lippe, que se posicionou para defender Lisboa nas colinas a nordeste de Abrantes, onde foram construídas várias obras de defesa. O exército aliado e camponeses da Beira Baixa puseram em prática uma muito eficaz táctica de terra queimada e foram levadas a cabo ações de guerrilha na retaguarda dos invasores, que viram a sua linha de comunicações com Espanha praticamente cortada.O conde de Lippe, apercebendo-se da situação desesperada do inimigo, completou-a com um movimento audacioso que decidiu a guerra: enviou uma força de soldados portugueses comandada por George Townshend deslocar-se num movimento de cerco em direção à retaguarda do diminuto e desmoralizado exército Espanhol. Este retirou logo para mais perto da fronteira, especialmente para a cidade de Castelo Branco. 

Os invasores foram assim derrotados e perseguidos até Espanha, sofrendo perdas terríveis, cerca de 25 000 homens, provocadas quer pelas tropas regulares quer pelos camponeses, fome, deserção e doenças. O quartel-general franco-espanhol em Castelo  Branco, cheio de feridos e doentes abandonados durante a fuga do exército espanhol, foi conquistado, bem como todas as praças anteriormente ocupadas pelos pelos apoiantes da casa real de Bourbon, com as únicas excepções de Chaves e Almeida. Alcafozes, como outras terras da zona, demoraram anos a recuperar da destruição desta campanha militar. 


A Guerra dos Sete Anos devastou a Europa e a América e passou por Alcafozes

Sem comentários:

Enviar um comentário

O "LEQUE" nos anos 60

  Já assisti, por várias vezes, gente mais nova de Alcafozes perorar sobre como seria o "Leque" em tempos que já lá vão. Há poucas...