domingo, 29 de dezembro de 2024

Terra pré-romana de vinho e azeite dos Vetões

A actual Beira Baixa, anterior Beira Interior, foi, como todo o território que corresponde ao Portugal de 1143, aculturado pelos povos Celtas provenientes da Escócia, País de Gales, Irlanda, Irlanda do Norte e Cornualha,  transportando consigo a música, os instrumentos musicais, a língua, usos e costumes. Os povos pré-romanos no território agora nacional foram os gregos, fenícios, cartagineses, berberes e celtas que viviam rel  ativamente em paz, sobretudo em função da misceginação gerada antes da chegada dos romanos. Os Celtas viviam nos montes e castros da Península Ibérica. Os lusitanos tiveram uma aliança com os vetões durante 200 anos do qual combateram os romanos. Roma ao conquistar a Península Ibérica obrigou os povos Celtas a deixarem os montes e castros e a viverem na planície, como forma de controlo e forma de cobrarem impostos. O cavalo era um símbolo Celta de grande importância que aparece na festa de São João Batista em Monforte da Beira, em território de Espanha e no Rosmaninhal. A prata muito cobiçada pelos romanos era minerada na Península Ibérica, como, por exemplo as grandes minas de ferro, prata e ouro de Monforte da Beira. as minas da Recheira, perto do Fundáo, as minas de cobre das Talhadas, na zona de Vila Velha de Ródão, as Minas da Panasqueira, nos arredores da Covilhã e muitas outras por toda a Beira Baixa ancestral. 

Introduzido pelos Fenícios e Castagineses, a Beira Baixa metamorfeseou-se num "mar" de oliveiras e vinhas, sendo as primeiras ainda abundantes em Alcafozes, enquanto as vinhas deixaram nesta aldeia apenas como resquício o Monte da Vinha, onde nasce a Ribeira de Alcafozes. Por essa altura, Alcafozes estava inserida no território dos Vetões, que abrangia o espaço entre Castelo Branco e Salamanca ou, segundo outras fontes, pelas terras junto ao Rio Douro e o Rio Tejo. Ainda se desconhece a origem deste povo, mas, de qualquer modo, teria de correr algum sangue Celta nas suas veias. Ou seria um daqueles povos misteriosos que migraram do longínquo Caucaso para a Peninsula Ibérica. Ha indicios de um dicionário celta Celta e também  símbolos Celtas encontrado em Proença-a-Velha, Idanha-a-Velha e Alcains, o Trisquel, que representavam as três estações do ano do qual o Celtas acreditavam. É praticamente assente que o famoso general cartaginês Aníbal Barca era filho de Amílcar e de uma mulher que nasceu na actual Lisboa. Os Vetões deixaram como seu maior vestígio a Porca de Murça e as lides com touros em espaços semelhantes aos de hoje. Como curiosidade, o quartel-general das forças militares organizadas celtas situava-se no lugar onde está a cidade de Castelo Branco. 

Lugar de Alcafozes inserido na terra dos Vetões

Sem comentários:

Enviar um comentário

O "LEQUE" nos anos 60

  Já assisti, por várias vezes, gente mais nova de Alcafozes perorar sobre como seria o "Leque" em tempos que já lá vão. Há poucas...